Ainda tem dúvidas se vale a pena investir em roupas de cama 100% algodão? Então…
Como ensinar sustentabilidade para as crianças
Tempo de leitura: 3 minutos
Ensinar sustentabilidade para as crianças pode ser mais fácil do que você imagina e neste post vou compartilhar algumas ideias que funcionam e vão te ajudar neste momento.
Não temos como falar sobre gerações futuras e conservação da vida, sem levar em consideração o que ensinamos hoje aos nossos miúdos. Eles são nosso presente e também a esperança de um futuro mais digno, justo e sustentável.
Por isso é tão importante, desde cedo, abordarmos o tema sustentabilidade com eles. É desta forma que educaremos cidadãos com atitudes mais conscientes e que tenham um olhar diferenciado em relação à preservação da natureza e seu entorno.
Antes de começarmos, vou deixar aqui a definição de “sustentabilidade” de acordo com o dicionário:
SUSTENTABILIDADE. substantivo feminino.
Capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras, normalmente se relaciona com ações econômicas, sociais, culturais e ambientais, qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida.
Tudo começa com o exemplo que damos às nossas crianças. Existem atitudes simples, que podem ser implementadas na rotina familiar e que já fazem bastante diferença, como:
- Separar lixos orgânicos e recicláveis.
- Evitar o consumo de plásticos e sacolas descartáveis, substituindo-as por saquinhos de tecido, panos de cera, bolsas retornáveis etc.
- Ensinar sobre a importância de não desperdiçar, sejam alimentos, roupas, materiais etc.
- Mostrar a importância de consumir de empresas que se preocupam com a sustentabilidade e o meio ambiente.
É sempre válido lembrar que as crianças são uma espécie de esponja e possuem uma capacidade bem maior de assimilar aprendizados que adultos, portanto é desde a primeira infância que esses hábitos devem ser iniciados. Através da observação, reprodução e repetição que essas pequenas atitudes se transformam em rotinas naturais.
Dá para unir sustentabilidade para as crianças e diversão?
Tudo fica mais gostoso quando tem diversão no meio, concorda? E o aprendizado não precisa ser algo custoso. Pode ser leve, de acordo com a realidade e acessos de cada família e com muito carinho. É na base do respeito e cuidado que nossas crianças levarão para a vida bons ensinamentos.
Existem diversos livros que podem ajudar a introduzir o tema de maneira lúdica, no dia a dia dos miúdos. Confira algumas sugestões:
- Tulu
- A Poluição – de onde vem, pra onde vai
- O menino que virou chuva
- O Rio Grinalda
- Árvores do Brasil
- Cada poema no seu galho
Filmes também não têm erro, afinal, podemos aproveitar as telas com conteúdos mais adequados e educativos para nossos filhos. A dica é aproveitar o momento de relaxamento para passar mensagens e aprendizados importantes:
- WALL-E
- O Mundo dos Pequeninos
- Era uma Vez na Floresta
Além de livros e filmes, também é possível abordar o tema através de brincadeiras, jogos e outras dinâmicas que aumentem a curiosidade e incentivem as crianças a colocarem na prática o que aprenderam.
Que tal propor o Jogo da Reciclagem?
Uma boa ideia para trazer a sustentabilidade para a vida dos miúdos é ensinando na prática sobre como funciona a separação do lixo. Para isso, construa 4 lixeiras identificando cada uma com sua cor e material. Elas podem ser feitas em parceria com as crianças e utilizando caixas grandes de papelão e tinta guache.
A ideia é ensinar para os pequenos onde colocar cada material e fazer uma reflexão sobre a quantidade de lixo que geramos ao longo da semana e como podemos reduzir isso! Em pouco tempo eles farão isso sem esforço e de forma natural.
Você também pode criar uma “oficina” para recuperar brinquedos velhos e tornar tudo uma grande brincadeira. Quem disse que aquele carrinho com a roda quebrada precisa virar lixo? Ou que o vidro vazio de maionese não tem serventia? Colocando a cabeça para pensar e utilizando materiais simples, que na maioria das vezes que já temos em casa, é possível recuperar estes objetos, dando uma nova vida para eles!
Uma simples tampa de garrafa pet pode se transformar em uma nova rodinha e um pote de vidro sem graça pode virar um porta lápis charmoso. Com tinta, cola, canetinhas coloridas, papéis diferentes e retalhos de tecido, um universo de possibilidades se abre.
E agora, vamos experimentar?
Espero que essas dicas ajudem a despertar várias outras ideias legais que eu sei que vocês têm em mente! Educar é uma tarefa difícil e que requer muita dedicação. Por outro lado, é o legado mais importante que podemos deixar para nossos filhos e para toda a sociedade.
Boa sorte e muita sabedoria para nós nessa linda e importante missão!
[…] Confira também o artigo Como ensinar sustentabilidade para as crianças. […]